Eficiência Energética

A etiqueta energética consiste num rótulo informativo sobre a eficiência energética e outras características dos equipamentos domésticos. A existência da etiqueta energética permite ao cidadão dispor de informação adicional acerca dos custos de funcionamento e dispor de mais um fator de escolha na altura de aquisição do equipamento. Existem 7 classes de eficiência energética sendo a mais eficiente a classe A e a menos eficiente a classe G. No caso das etiquetas para os equipamentos de frio, existem ainda duas classes suplementares (A++ e A+), correspondendo a um nível de eficiência energética mais elevado. Nos equipamentos de frio a venda de equipamentos de classes inferiores a D encontra-se proibida.

Fique a saber como deve proceder.

1º Passo – Conheça o significado da etiqueta energética
A etiqueta energética pode ser encontrada no exterior da maior parte dos eletrodomésticos, incluindo frigoríficos, congeladores, máquinas de lavar roupa e loiça, fornos elétricos e até nas lâmpadas.
 Além de indicar dados de consumo, como a eletricidade, a água ou o ruído, a etiqueta classifica os equipamentos conforme o seu nível de eficiência, desde a letra A (o mais eficiente) até ao G (o menos eficiente).
 Muito embora esta classificação se aplique à maioria dos aparelhos, existem equipamentos para os quais apenas é permitida a comercialização das classes A a C (caso de alguns frigoríficos) e existe ainda uma classificação especial para frigoríficos de eficiência superior (Classe A+).

2º Passo – Faça uma compra inteligente
Se está a pensar adquirir novos equipamentos, seja um consumidor consciente e exigente:
 • Dê especial atenção às etiquetas de eficiência energética;
• Escolha o equipamento de dimensão adequada às suas necessidades;
• Opte por eletrodomésticos que não usem CFC’s, prejudiciais à camada de ozono.

3º Passo – Faça uma utilização correta dos equipamentos
Fique a conhecer algumas práticas que poderão ajudá-lo a reduzir o consumo de energia nos eletrodomésticos:
 Frigoríficos
• Pense no que vai buscar antes de abrir o frigorífico;
• Evite deixar a porta aberta durante mais tempo que o necessário;
• Não encha demasiado o frigorífico;
• Nunca guarde alimentos quentes no frigorífico;
• Regule a temperatura de acordo com a utilização que o aparelho terá;

381458